segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Excerto de Romance

A velhice do Sr. Américo revela-se agora a Bel mais do que uma questão capilar. Não é sequer na curvatura exagerada da coluna nem naquelas mãos áridas que ela se manifesta. É mais profunda até que as adegas daquele olhar voltado para trás. A velhice do Sr. Américo está enraizada no definitivo do seu espírito imutável, num carácter de sedentarização do pensamento que já não admite uma procura de uma nova razão. Mais do que tudo, é uma vontade para confidências que Bel não compreende. O Sr. Américo já passara a idade de se envergonhar e a mesquinhez das suas palavras não consegue fazer sequer com que Bel se apiede dele. 

3 comentários:

  1. os costumes brandos, enraizados em cada ruga da face, as vozes incertas, os dedos que já sentiram e olharam, os mudos e os gritos, os laços e as distâncias. Vidas ultrapassadas e gigantes em significado. Excerto de uma paragem no tempo de alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que se afirmou tanto dentro da sua velhice, que é como se nunca tivesse sido jovem. Muito obrigada pelo comentário! Mais uma vez, sente-te em casa :)

      Eliminar